O Rosa é ou não uma banda Gospel?

De vez em quando alguem na mídia nos apresenta como "banda Gospel", outras vezes quando apresentamos nosso trabalho à alguem, ate mesmo em função do proprio nome da banda, somos questionados com a pergunta: "É Gospel?"
Antes de começar a responder essa pergunta que gerou e ainda gera muitas polemicas em torno do Rosa de Saron, preciso deixar claro q não gosto e não concordo com o significado que a expressão "música gospel" tomou no Brasil. 
Musica Gospel, nos Estados Unidos (país de origem do estilo e da expressão) é um genero músical que da nome à musica negra cristã americana. Se você procurar um CD na sessão "Gospel Músic" você vai encontrar basicamente, só para ilustrar, aquele tipo de música do filme Mudança de Hábito, enquanto todo o resto de música evangélica você vai encontrar na sessão "Música Cristã Comtemporanea"
No Brasil, infelizmente, qualquer música cristã, seja rock, samba, forró, louvor, etc.. vai cair tudo no mesmo balaio do Gospel. A mesma coisa aconteceu nos anos 90 com a diversa gama de rítimos da Bahia, todas colocadas pela industria fonográfica, para fins comerciais, debaixo do guarda-chuvas do empobrecedor rótulo "Axé Músic".
Não se engane, o rótulo Gospel Músic também surgiu pelas mesmas necessidades.
Mas enfim, quem sou eu pra mudar o mundo? O Axé e o Gospel estão aí e eu não sou nem baiano e nem evangélico, o que eu tenho que palpitar, né? Ranzinzisse. ASSUMO!
Voltando a pergunta, nessa generalização músical, somos inumera vezes intitulados de Gospel, o que não nos ofende de forma alguma, já que temos profundo respeito e amizade por boa parte dos artistas que compoem esse cenário tão diversificado e rico músicalmente, porem, nós especificamente nunca nos auto entitulamos assim, primeiro por respeito à parte do público evangelico que "não quer se misturar", alem daquela parte do público católico que não quer nos ver misturado. Complicado...
Mas quando acontece, acontece e pronto, e daí? Também não saimos em protesto na rua para dizer "não nos chame de Gospel", afinal, se qualquer coisa pode ser Gospel, pq não podemos também? Se alguem decide rotular assim...
Eu sei o que você está pensado: "Cara, você está me confundindo. Responde logo: Rosa de Saron é ou não Gospel"
Se você me perguntar em um dia que eu estiver de bom humor, porem com preguiça de explicar, a resposta é: "É sim"
Se você me perguntar em um dia que eu estiver de bom humor e com disposição de explicar (já aviso que isso é raro) a resposta é: "Não exatamente" e aí vou explicar que somos sim uma banda cristã, porem não somos evangélicos e ainda vou falar toda aquela coisa do Spiritual e da música negra americana e tal (repito, não conte com isso)
Se você me perguntar em um dia que eu NÃO estou de bom humor (e suas chances são grandes) a resposta é: "NÃO! É ROCK'N'ROLL"
Ahhh sei lá meu! Quer me fazer feliz? "Não me compare, eu não estou com vontade"



Escrito por Rogério Feltrin às 16h14
[] [envie esta mensagem] []



[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


Rogério Feltrin nasceu em Campinas-SP, em 1972, e é formado em Publicidade e Propaganda. Ainda pré-adolescente, descobriu o que realmente ama fazer: música. Já no primário, ingressou na fanfarra do Colégio Salesiano, onde estudou. Poucos anos depois, fundou com um grupo de amigos a banda Rosa de Saron.
É autor e co-autor de inúmeras canções da banda.
“ Rock, Fé e Poesia. 20 anos de Rosa de Saron narrados através de
suas músicas” é seu primeiro livro, lançado em 2008, em comemoração
pelos 20 anos de hist ória da banda.




+ veja mais


Dê uma nota para meu blog



Rosa de Saron
Sacrovia